data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, o programa Direto da Redação completa 1 ano de exibição. A ideia - que surgiu depois de uma cobertura especial do temporal de outubro de 2019 no Facebook - foi ampliada. Ao longo dos meses, as edições ganharam mais tempo ao vivo e o cenário foi modernizado. Depois de 9 meses no ar nas redes sociais, a comunidade ganhou mais uma plataforma de informação. Em setembro deste ano, estreou na TV Diário pelos canais 26 e 526 da NET.
De segunda a sexta-feira, os repórteres e apresentadores Ian Tâmbara, Jaiana Garcia e Thays Ceretta abordam os principais assuntos de Santa Maria e região e os bastidores das reportagens. Com participação da equipe de jornalismo, convidados e muita interação com os leitores, internautas, webespectadores.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Celso Fernandes
No Bairro Diácono João Luiz Pozzobon mora o confeiteiro Celso Fernandes, 52 anos, que assiste ao programa desde o início. O mais interessante é que ele sempre comenta sobre o cardápio do jantar ao vivo.
- Achei o Direto da Redação no Facebook. Gosto muito da interação que vocês têm com a gente e, claro, assisto porque quero ficar bem-informado com as notícias recentes da cidade e da região. Enquanto preparo a janta, fico ouvindo e assistindo vocês. Teve um dia que comentei para ver se vocês iriam ler. E deu certo, nesta sexta vocês estão aqui em casa. Essa interação motiva a gente a assistir sempre. Assim, criamos até uma amizade virtual - comenta Fernandes
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Dileta de Lima
Quando toca a trilha de abertura do Direto da Redação, um comentário que sempre aparece na transmissão ao vivo do Facebook é da webespectadora Dileta de Lima, 69 anos. Moradora do Bairro Camobi, a aposentada não perde um programa. Sempre tem um "bom dia", "boa tarde" ou "bom trabalho para todos do Diário". Ela passou o hábito de assistir as lives para a filha e para o genro, que moram com ela, e os dois netos, de 22 e 9 anos.
- Eu só perco se não posso assistir mesmo. O que mais gosto, além das notícias, é quando vocês leem meus comentários - salienta Dileta.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Dilma Nascimento
Uma santa-mariense de vivência. Essa é Dilma Nascimento, 70 anos, aposentada que nasceu em Mata, na região, mas há 50 anos vive no Coração do Rio Grande. Dentro desse período, ela acompanhou, durante o último ano, toda a jornada de consolidação e crescimento do Direto da Redação. Superfã de todas as sete edições do programa, Dilma afirma que não perde um segundo das lives no Facebook e não sossega enquanto não tem seus comentários lidos:
- Todos os horários que der, eu acompanho. Tem que dar o "bom dia, boa tarde ou boa noite". Às vezes, o telefone toca, mas finjo que não ouvi.